|
EMAGRECIMENTO MILAGROSO

Informações obtidas junto da faculdade de educação fisica da ULBRA
Algumas pessoas buscam a melhora da forma física em pouco tempo. Na maioria das vezes buscam dietas e produtos milagrosos que prometem reduzir a obesidade em poucos dias. Comerciais prometem a perda de 4kg em 5 dias.

Já outras, se sentem estimuladas a praticar atividade física. Esses indivíduos, ao começar a treinar, apresentam um leve aumento de massa muscular e como conseqüência um aumento do peso corporal. Mais tarde, concluem erroneamente que o exercício não é eficiente para emagrecer.

O primeiro erro é considerar o peso corporal como sinônimo de gordura. Quando vamos a balança, pesamos: ossos, pele, vísceras, músculos e gordura. Ou seja, o aumento do peso corporal, pode ocorrer devido a outros componentes, como os músculos por exemplo.

Traídos pelo desconhecimento, tiram conclusões precipitadas e adotam estratégias "milagrosas": dieta da proteína, "cortar carboidratos", ingerir 700kcal, comer somente sopas, não comer durante a noite, etc. Todas estas estratégias diminuem o peso, mas não diminuem a gordura corporal.

Para comprovar este fato faremos um cálculo: Perdendo 4Kg de gordura (4000g), e sabendo que cada grama de gordura fornece 9 kcal, temos um total de 36000Kcal em cinco dias. Ou seja 7200 calorias por dia! Um triatleta que pedale 150km, corra 42km, e nade 3km, gasta aproximadamente 7200 kcal nesse dia. Então para perder 4kg em cinco dias, teríamos que fazer as mesmas distâncias em cinco dias seguidos, sem a ingestão apropriada de alimentos - o que é impossível e levaria a morte.

O que aconteceu então com quem perdeu 4kg em cinco dias?

Reduziu o peso magro, basicamente água, glicogênio muscular e hepático (responsável pela manutenção da glicemia). Perdeu peso mas junto foi embora sua massa muscular e parte da saúde.

Dietas que prometem grande perda de peso em pouco tempo, não preconizam perda de gordura e fazem mal a saúde. Assim como engordamos lentamente, devemos emagrecer lentamente. Para mudar a forma física rapidamente nada como uma boa alimentação acompanhada por uma nutricionista,assim como, exercícios físicos orientados por um professor de educação física.

Chico Victória - 18/10/2005
|